Avançar para o conteúdo principal

Árvore de Natal 2009

Pausei os estudos e avancei, com a minha irmã mais velha, para a feitura de mais uma árvore de Natal (sem nós provavelmente ninguém teria prazer de a ver montada). Natal sem árvore não existe, mesmo que a ceia de 24 de Dezembro não seja aqui em casa (é rotativo, entre todas as famílias que jantam juntas na Consoada). Sinto-me, finalmente, dentro do espírito natalício. Eu não me deixo levar pelos efeitos de Novembro, nos Centros Comerciais. A ser cumprida a tradição só faríamos a dita cuja Sôdona Árvore a dia 8 de Dezembro, festividade da Nossa Senhora da Conceição. Como não se sabe o tempo do amanhã e do depois, fica pronta e iluminada. Falta-lhe os presentes ao lado do menino Jesus, pois só são colocados em hora mais próxima do Natal. Aqui não há Pais-Natal nem renas. Existe Jesus, Maria, José e os três Reis Magos. Espero que a noite da consoada seja tão bonita como a do ano passado.

Já fizeram a vossa árvore?

Luís Gonçalves Ferreira

Comentários

  1. Não...
    Cá em casa normalmente montamos o presépio e a árvore de Natal uma semana antes do Natal...

    a tua tá bonita...=)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  2. Não...
    Cá em casa normalmente montamos o presépio e a árvore de Natal uma semana antes do Natal...

    a tua tá bonita...=)

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
  3. Não... Ainda não fiz nada nem comprei nada nem me sinto imbuída do espírito, caraças.
    Nem tenho passado por aqui com tempo para te ler como mereces.

    Mas a árvore está linda.
    Um bom Natal para ti! ;)

    ResponderEliminar
  4. AnAndrade - Tens que arranjar o espírito, faz bem, muito bem. Estou mais feliz hoje. Com tempo ou sem tempo, é óptimo sentir que passas. Beijo!

    ResponderEliminar
  5. Que mimo de árvore. Nós também é só dia 8 :) Nao quer dizer que nao se altere, mas houve alteraçoes desde ha uns anos. Podias enviar a tua foto para a Ana Sofia do mortalerosa que pede fotos das nossas árvores de natal, boa? Diz que vais de minha parte ;)

    http://mortalerosa.blogspot.com/

    aquele abraço e ainda mais feliz por estares com outra alma :)

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa ainda não se montou a arvore de natal , mas esta para breve e é sempre bom este espirito onde vem a paz e o amor e realmente é disso que sinto saudades . Tenho pena é que seja nesta altura que as pessoas ligam umas ás outras telefonando ou enviando mensagens , para mim devia existir este espirito de compaixão o ano inteiro . A tua arvore esta muito bonita .


    Beijinho ***********

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Gostei muito do teu blogue!
    Gosto muito do Natal e das árvores de Natal, no desafio que lançei no meu blogue, pedi as fotos das árvores de Natal e das decorações das cidades, principalmente dos centros históricos, por isso tudo o que mandares será bem-vindo e publicado!
    O meu mail é sofiserrano@gmail.com
    Beijinhos e que linda árvore de Natal a tua!

    ResponderEliminar
  8. Lá na minha casa existem duas arvores de Natal! Aqui, na casa que me acolhe grande parte do tempo, nada disso existe (só a que se avista da janela algures para o pq Eduardo VII).

    Mas a tua está bonita. Tem o espirito natalicio que tu emanas. Beijocas ;)

    ResponderEliminar
  9. Um mês antes do Natal, a minha mãe já anda muito atarefada com as decorações de Natal lá de casa. Normalmente decoramos a árvore no inicio de Dezembro e este ano não foi excepção, já está prontinha.
    Gosto muito da tua árvore Luís, tem umas cores mesmo bonitas... nada de muito garrido. Fico tristíssima quando vejo alguém com uma árvore de Natal branca em casa.

    ResponderEliminar
  10. Eu ja montei a minha sim, está linda. Ilumina-me e enche-me o coração sempre que olho para ela.
    Tal como as luzes que envadem as ruas, tráz uma alegria estonteante, mágica. Adoro o natal (:


    Espero que a tua consoada seja ainda melhor que a do ano anterior. Um beijinho Luis.

    ResponderEliminar
  11. Aquela casa que é mais minha do que as outras por onde vou passando todo o ano, está à espera que lhe a faça, quando for lá! Já fizeram o presépio com musgo verdadeiro! Cheira de outra forma! Como são importantes os cheiros!

    :)

    ResponderEliminar
  12. Tá seca, já disse! Mas para mim são todas secas, eu nunca entrei muito desse espírito natalício, se queres que te diga. Enfim, ainda é cedo mas...Bom Natal! E prendas. etc.

    ResponderEliminar
  13. A minha arvorezinha também já está a postos :) Linda como deve ser, com o presépio em baixo. Engraçado, aqui em casa também não há nada de renas e pais-natal nesta época natalícia!

    Quanto à nossa luz própria, sim. Estou de acordo, é a força das palavras :)

    Um beijo querido Luís. *

    ResponderEliminar
  14. só hoje é que em minha casa se montou a árvore e o presépio -.-

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vá comenta! Sem medo. Sem receio. Com pré-conceitos, sal e pimenta!

Mensagens populares deste blogue

Pensar mais do que sentir

Tenho saudades de ser pequeno, livre e inocente. Sinto falta da irresponsabilidade de ser cândido e não saber nada sobre nada. Estou nostálgico em relação ao Luís que já existiu, foi, mas que não voltará a ver-se como se viu. Este corpo e alma que agora me compõem são reflexos profundos da minha história. O jeito de sorrir, abraçar e beijar reflectem os sorrisos, abraços e beijos que fui recebendo. Sinto falta do Luís que só sabia dizer mamã e Deus da má'jude . Sinto a ausência das pessoas que partiram e que naquele tempo estavam presentes. Sinto saudade de só gostar da mãe e de mais ninguém. Sinto saudades de sentir mais do que pensar. É um anseio que bate, mas nada resolve, porque apenas cansa a alma. A ausência corrói a alma e o espírito. É nestas alturas que penso que a Saudade e o fado são as maiores dores de alma que consigo ter. Provavelmente, sou mesmo um epicurista. Luís Gonçalves Ferreira

Sem parágrafos

Por momentos  - loucos, é certo - esqueço-me de mim e sou capaz de amar. Amar sem parar, com direito às anulações, sofrimentos e despersonalizações que os amores parecem ter. Por momentos - curtos e fugazes - eu esqueço-me de mim e sou, inteiramente, completamente, antagonicamente teu. Entrego-me, como quem não espera um amor livre. Dou-me como quem sente que as minhas vísceras são as tuas entranhas. Abraço-te como quem encosta os corações, que outrora estavam frios, gelados e nus. Aproveita, meu amor, eu sou teu. Aproveita que estou louco e leva-me contigo, para sempre. Rapta-me o corpo, a mente e o descanso eterno deste insano coração. Corres, contudo, o sério risco de não me levares por inteiro. Prefiro trair o coração que a mente, amar a imagem do que viver intensamente a vida de outrem. Amor, querido e visceral amor, leva-me e mostra-me que existes. Não sei quantas horas tenho para cumprir esta promessa que fiz a mim mesmo. A memória irá voltar e corres risco de já não me acha...