Na urdidura do meu livro falo das diferenças conceptuais entre o traje e a da indumentária. Enquanto o primeiro incorpora referências do passado ou recria algo fantasioso e/ou folclórico, o segundo integra-se no fenómeno de moda e contempla elementos de distinção e competição em relação à aparência dos outros; o sujeito interpreta um signo diferente e procura destacar-se pela sua incorporação na imagem que inventa de si. Afinal, a moda, em todos os objetos de consumo, vive do passageiro e do fugaz e é, nesta medida, um importantíssimo documento histórico. Este vídeo* ilustra completamente as profundidades temporais diferentes dos dois conceitos, mas fá-los conviver num mesmo plano artístico e imagético. Esta distinção falta, regularmente, a quem trabalha na etnografia ou na história da moda/roupa/traje e é especialmente grave nestes últimos, porque acrescenta à crítica à fonte e ao sujeito histórico a que se refere
No vídeo*, enquanto o corpo se movimenta num sentido de indumentária - contemporâneo, fugaz, presentista, crítico -, a roupa que o veste incorpora os elementos tradicionais com referências ao passado. Esta peça artística* ilustra de uma forma muito bela e pertinente a diferença; parece que o corpo é uma realidade distinta da roupa e que a roupa muitas vezes impede leituras, oblitera interpretações e ilustra vazios; a roupa sendo aquilo que, na verdade, nos encanta e seduz. Permite ser-se o que não se é e deixa-nos criar um corpo novo, que é cultural, social e localizado. Os monarcas, no passado, e xs trans, no presente, parecem artefactos da mesma arqueologia da invenção do ser. As pessoas que se vestiram, no passado, com aqueles trajes não se mexiam desta forma; parece certo dizê-lo. O vídeo prova-me que todos os conceitos são fluídos: o traje também se pode fazer indumentária, porque, em bom rigor, o que realmente importa é a pessoa cujo corpo veste num determinado contexto.
(*) Texto escrito a propósito do vídeo Stand Up interpretado pela Arte Em Movimento. Pode ser visto aqui https://youtu.be/Gv1JlFOV1Qo.
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